Descomplica – Do que é composto um computador?

Foto de perfil de Hugo Garcia
por Hugo Garcia em 7 de novembro de 2015
Informática

Faaala galera! Depois de um tempo sumido to de volta com o canal e dessa vez fiz um vídeo voltado para leigos: Do que é composto um computador?

Irei falar inicialmente sobre os componentes básicos e necessários para o funcionamento de um computador.

 

foco MOBO

placa mãe

Vamos começar pela placa mãe. A placa mãe é onde tudo fica conectado. O processador, as memórias, a placa de vídeo, a placa de som, os HDs e drives de DVD. Ela une todos os componentes e os faz trabalhar em harmonia. Elas podem diferir em chipset (que é o chip que controla e gerencia os componentes ligados a ela), quantidade de slots de memória, pci-express, se ela é qualificada para fazer overclock, sua quantidade de fases, portas sata, entre outros. Porém, sua maior diferença é seu socket, ou seja, seu encaixe do processador. E, por falar nisso, irei abordar sobre esse componente tal como o socket que está diretamente ligado com o mesmo agora.

Processador Intel

Esse é o processador. O processador é um item necessário para o funcionamento do computador pois é nele que são executados os processos demandados pelo usuário. Cada modelo de processador de cada fabricante tem um socket diferente, ou seja, um encaixe diferente. Nos modelos da Intel os pinos de contato ficam na placa mãe enquanto que nos processadores da AMD os pinos ficam no processador em si. Por exemplo: Um Intel i7 4790k tem como socket o LGA 1150, enquanto o AMD FX 8350 tem o socket AM3+. Um processador da Intel não encaixa em uma placa mãe da AMD. Também, um processador da Intel de terceira geração (LGA 1155, 1155 pinos) não irá encaixar em uma placa mãe para processadores da quarta geração (LGA 1150, 1150 pinos)

foco CPU COOLER

Air Cooler Intel Air Cooler

Seguindo a linha do processador, como este é um componente que gera muito calor, é necessário uma forma de dissipação. Esse é o trabalho do CPU cooler. Ele dissipa o calor e mantem o processador em condições de operação. CPUs cooler se diferem em seu tipo de dissipação. Há duas formas: A ar e a água. Para saber mais sobre como é cada modo de dissipação, na tela tem o link para o vídeo explicando cada um dos modos. Basicamente você verá 3 tipos de coolers. O stock, que vem junto com o processador que tem capacidade apenas de resfriar o processador a uma temperatura de operação nunca deixando passar do limite térmico, o air cooler e o water cooler. Lembrando que um Water Cooler nem sempre será mais eficiente que um Air Cooler.

foco MEM

Memória dissipador

Memória com dissipador

Memória

Memória sem dissipador

Estas são as memórias ram. As memórias servem como uma “ponte” entre o HD e o processador. Nelas são armazenados dados de acesso rápido, utilizadas pelo processador. Esses dados são armazenados temporariamente e, quando o computador é reiniciado ou desligado, esses dados se perdem. É possível fazer uma analogia com uma mesa de estudos, onde se reúne todo o material necessário para realizar os deveres de casa: como canetas, lápis, caderno e livros. Os materiais seriam os arquivos e a memória RAM, a mesa, onde tudo se reúne e o trabalho é feito. Sendo assim, a memória RAM pode ser entendida como um espaço temporário de trabalho, pois,após a tarefa ser realizada, os arquivos (material de estudos) são retirados da memória (mesa) e mantidos no HD (armário). Memórias se diferem em tipos de socket (DDR, DDR2, DDR3 e DDR4), frequência (800, 1333, 1600, 2133Mhz entre outros), tamanho (2, 4, 8GB, entre outros). Podem apresentar também dissipadores ou não. Se diferem também em timing, latência e entre outras coisas, porém, falarei apenas o básico nesse vídeo.

foco PSU

Fonte normal

Depois das memórias, podemos citar a fonte de energia. Este componente converte corrente alternada da tomada para corrente contínua para, então, distribuir para os componentes de seu computador. Fontes podem variar das mais básicas até as mais complexas com controle digital, cabos modulares e eficiencia altíssima. Fontes mais baratas não tem selo 80 plus que garantem sua eficiência, não possuem bons componentes para filtragem da energia, entregando uma energia com muito ruido, comprometendo os componentes. Vale salientar que algumas fabricantes adulteram o selo 80 plus, então fiquem atento e sempre pesquisem antes de comprar! Entrarei em mais detalhes em um vídeo futuro.

Esses são os componentes essenciais para o funcionamento de um computador: Placa mãe, processador, cooler do processador, memória ram e fonte de energia. Agora falarei dos componentes considerados opcionais.

foco HD HD

O Hard Drive ou HD é considerado por muitos um componente essencial, porém não é. Sem ele o computador consegue ligar e fazer o post nomalmente, apenas apresentando a interface da bios ou até mesmo usando um pendrive contendo um sistema operacional, é possivel usar um computador sem o HD. É neste componente em que todos seus dados são guardados. Seu sistema operacional, suas músicas, fotos, jogos, etc. Diferente da memória ram, ele guarda os arquivos mesmo depois que o computador é desligado. Sua capacidade de armazenamento é bem maior que as memórias ram, porém sua velocidade de escrita e leitura são bem menores se comparadas as da memória ram

.foco SSD

SSD

O SSD, como o HD, é um componente opcional. Este componente também é um dispositivo de armazenamento, porém, ao contrário do HD que utiliza partes mecânicas, o SSD utiliza chips de memória para armazenar os dados. Resultando assim em uma velocidade enorme e latência muito menores se comparado a um HD, além do fato de não apresentar nenhum ruido. Muitas pessoas utilizam o SSD para instalar seu SO e seus programas e jogos mais utilizados pois o tempo de carregamento é inifitamente menor se comparado a um HD.

Fan LED Fan normal

Os fans nada mais são que ventoinhas que puxam ou jogam o ar para dentro de seu gabinete. Podem ser instaladas para puxar o ar frio de fora para dentro do gabinete ou puxar o ar quente de dentro para fora. São essenciais para a circulação de ar no interior do gabinete, contribuindo para que a temperatura dos componentes permaneça baixa. Além de melhorarem no fluxo de ar do gabinete, alguns fans vem com LED instalado, deixando o PC bem mais bonito.

foco VGA

VGA water VGA blower VGA open

Agora o componente mais importante em um PC gamer, a placa de vídeo. Contendo o processador gráfico do computador, a placa de vídeo é essencial para aplicativos 3D como jogos e para edição de imagens e vídeos. Seus inúmeros modelos diversos se diferem em quantidade de memória, processador gráfico, sistema de refrigeração, entre outros. Apesar da maioria dos jogos necessitarem de uma placa de vídeo para rodarem em uma taxa de quadros aceitáveis, existem as chamadas APUs da AMD. Processadores com chips gráficos integrados fortes o suficiente para rodar jogos atuais, porém não espere configurar os gráficos no “ultra” com uma APU instalada.

Bom então é isso aí pessoal, se gostaram por favor deixem seu like, se inscreva para não perder os próximos vídeos e qualquer duvida é só perguntar! Grande abraço

socialbits.com.br