olá pessoal,
Gostaria da ajuda de vocês para montar um PC (só CPU, sem monitor nem teclado nem mouse) na faixa de R$5000,00 para jogar com a maxima potencia que os jogos podem oferecer, mas não sei bem por onde começar.
Eu tenho preferência por processadores Intel e placas Nvidia... mas estou aberta a outras sugestões com certeza.
Obrigada!
Olá Samyra tudo bem? Então, sua dúvida é a dúvida de várias pessoas que gostariam de montar uma máquina com ótima performance. Na verdade este assunto não é novidade por aqui, outros tópicos antigos já foram abordados sobre isso, se quiser dar uma olhada nesse tópico acho que pode te ajudar:
http://www.socialbits.com.br/forums/topic/251/queria-montar-um-pc-que-rode-jog
E neste artigo do Daniel G falando sobre as melhores placas de video:
http://www.socialbits.com.br/articles/31/tabela-hierarquica-de-placas-de
Tem este artigo também falando dos melhores processadores para jogos:
http://www.socialbits.com.br/articles/237/melhores-processadores-para-jogo
E mais este artigo muito bom:
http://www.socialbits.com.br/articles/122/montar-o-melhor-pc-para-jogos
Dá uma lida em todos eles e se tiver dúvidas fica a vontade em perguntar.
Ola Sensei, obrigada pela resposta.
na realidade eu ja havia olhado todos estes topicos, incluindo o que o Daniel fez sobre as 5 configurações poderosas para games.
o problema é que eu não tenho idéia do custo destas máquinas que ele montou.. e vi também que para as 5 máquinas ele escolheu placas de video radeon, enquanto que minha preferencia é pela nvidia.
eu gostaria da opinião de vocês sobre os seguintes itens:
placa mae:
ASUS Rampage III Formula ou ASUS Rampage III Extreme
processador:
Itenl Core i7-960 3.2GHz
placa de vídeo:
Nvidia Geforce GTX 680
Nvidia Geforce GTX 590
memórias:
12GB DDR3 Kingston 1333 mhz
hd:
de 1 tera SSD (sugestões de marca, por favor)
um pc com essas configurações, vocês conseguem me dar idéia do custo que sairia? eu dei uma pesquisada na internet mas não consegui saber o preço da placa mãe Formula, só da extreme mas também não sei qual das duas é melhor do que a outra.
e fiquei na duvida também entre as duas placas de video que citei, pois sempre achei q as 6xx fossem mais poderosas que as 5xx mas vi na tabela do link que vc me passou que ambas estão no mesmo nivel.
obrigada :)
Samyra, segue as diferenças:
Placa mãe
Existem algumas diferenças entre elas, a Rampage Extreme possui 4 slots PCI-e de 16x e a Rampage Formula tem apenas 2 slots, detalhe: com esses slots você pode fazer um SLI ou Crossfire, que é colocar 2 placas de video simultaneamente aumentando ainda mais a performance de video, no caso da Extreme você pode colocar 4 placas de video simultaneamente, um absurdo de desempenho! Também a Extreme tem 1 porta SATA3 externo, já a Formula tem 2 portas SATA3 externas (também conhecida como eSATA), tais portas servem para ligar um HD externo do tipo SATA3. O som onboard das duas possui 8 canais de audio, a Formula tem tecnologias EAX, THX e X-Fi, já a Extreme não, tais tecnologias dão um diferencial na qualidade sonora, com qualidade de estúdio! A quantidade de portas USB também é diferente, na Extreme tem 2 portas externas e 9 portas internas, na Formula tem 2 externas e 12 portas internas, quanto mais portas USB é melhor. No quesito overclock a Extreme tem mais recursos que a Formula, overclock é uma técnica onde você aumenta a frequência do processador acima do normal de fábrica, permitindo "envenenar" a máquina. O tamanho da Extreme é um pouco maior que a Formula, Extreme tem 30,5cm x 26,9cm e Formula tem 30,5 cm x 24,4 cm, pouca diferença mas deve ser considerado isso mediante o tamanho do gabinete. E por fim detalhe da fonte que for usar: a Extreme precisa de uma fonte ATX de 24 pinos com 2 conectores de 8 pinos de 12V, a Formula 1 conector 24 pinos ATX e 1 conector de 8 pinos 12V. Em ambos os modelos você pode colocar no máximo 24GB de RAM do tipo DDR3 1600MHz, 1333MHz ou 1066MHz (pode fazer overclock nas memórias chegando até 2200MHz), com 6 bancos de memórias rodando em triple channel (roda 3 vezes mais rápido que o normal).
Processador
A CPU Core i7 960 é muito boa, porém existem processadores mais rápidos que este modelo, por exemplo, se quiser o supra sumo da performance para as duas placas-mãe coloque o Core i7 Extreme Edition 990X ele tem 3.46GHz com 6 núcleos, cache L2 de 256KB por núcleo, cache L3 de 12 MB, TDP de 130W. Esta é a melhor CPU que essas placas-mãe aceitam.
Memória
12 GB DDR3 1333MHz Kingston muito bom. Sugestão: pode comprar 3 memórias de 4 GB DDR3 de 1600MHz, por quê? Como essa placa mãe tem tecnologia triple channel ele vai triplicar sua frequência (1600 x 3), você vai ter 12 GB de RAM com 4800MHz! Se quiser fazer isso compre uma Kingston com modelo KHX1600C8D3T1K2/4GX(XMP).
HD
Um disco de 1 TB SSD ficaria incrivelmente caro! Não sei se você vai precisar de tanto espaço assim, poderia comprar com menos espaço, por exemplo de 500 GB. A performance do SSD é indiscutível, muito mais rápido que o SATA3 tradicional. Vê se realmente compensa comprar um disco desse porte e reveja suas reais necessidades.
Sobre as placas de video já não posso dizer pois não tenho conhecimento aprofundado, talvez Daniel G ou outros membros possam te dar um parecer mais relevante. Quanto aos preços também, não tenho idéia de preço porque parei de vender peças e faz tempo que não faço cotação, talvez outros usuários podem te ajudar melhor, mas já posso adiantando que vai gastar muito dinheiro em tudo isso, portanto prepare seu bolso!
Oi Samy, quando estiver com mais tempo completo melhor minha resposta.
Só umas dicas:
- Se você tem preferência por Nvidia tudo bem, mas é sem embasamento nenhum, as pessoas adoram falar que Nvidia é melhor para jogos, que combinam melhor com Intel, etc... tudo besteira, não existe isso.
- Processador Intel Core i7-960 é uma péssima escolha, essa é a primeira geração Sandy Bridge, e estamos já na terceira.
- Placas de video podem ser essas, e dependendo do preço pode-se fazer um SLI (duas placas de video)
- Ainda não vale a pena um drive SSD de 1 TB, é muito, muito caro, você pode colocar um de 60GB ou 120GB para o sistema operacional, mas sinceramente não é isso que vai aumentar o desempenho nos jogos. Melhor gastar com placa de video. Só para se ter uma idéia, um SSD de 500GB tá uns R$ 2.500...
Depois continuo.
Um adendo sobre o Core i7 960, ele realmente é de primeira geração como disse o Daniel san (bem lembrado), usa o núcleo Bloomfield com 45 nm. As duas placas que você citou usam o soquete 1366 que são compatíveis com esta 1ª geração, porém estamos na 3ª geração "Core i7", atualmente no núcleo Ivy Bridge com 22 nm rodando sob o soquete LGA 1155, ou seja, esses novos processadores são totalmente incompatíveis com essas placas da ASUS.
Uma primeira dica de configuração, preços estimados.
- Processador: Intel Core i7-3820 Sandy Bridge-E 3.6GHz (3.8GHz Turbo) LGA 2011 = R$800
- Placa-mãe: Asus P9X79 DELUXE - PCIe 3.0 = R$ 1300
- Placa de Video: Radeon HD7970 3GB GDDR5 = R$ 1500 (melhor que a GTX 580 e esquenta menos)
ou
GTX 580 = R$ 1500
- HD 1GB SATA 6.0 Gb/s 64MB Cache (Western Digital Caviar Black ou Seagate Barracuda) = R$ 300~400
- Fonte: Corsair CMPSU-750HX (750W) = R$ 500 (sem duas placas de video, se quiser colocar duas placas de video pegue uma fonte de 1000w)
- Gabinete: CoolerMaster Storm Sniper = R$ 500
- Memórias: Corsair Vengeance 8GB (2 x 4GB) DDR3 1600 = R$ 240
Se quiser coloque mais memória agora ou depois, mas isso não irá influenciar no desempenho dos jogos, 8 GB está de bom tamanho.
* Isso tudo deve sair quase uns R$ 4.800~5.000
** Posso te dar uma idéia com um processador i7 2600K (irá sair mais barato, principalmente na placa-mãe)
*** Essa é uma idéia inicial, pode perguntar.
Baseado na sugestão do Daniel san você pode também colocar esse processador nesta placa mãe ASUS P9X79 DELUXE, o Core i7-3960X (tem 6 núcleos, 3.3 GHz, 256KB cache L2 por núcleo, 15MB cache L3) que na verdade é o processador mais rápido que esta placa mãe suporta, mas o preço também é alto: 999 dólares (quase R$ 2100), se quiser o top é esse ai.
OI Samy, olha, só o processador daquela configuração 5, o 3930K, está uns R$ 1500. Aquela configuração ficaria uns R$ 8000.
Uma placa de video top é melhor que duas placas de video inferiores, eu aconselharia colocar uma placa de video top, mais tarde vc pode colocar outra se quiser.
Esse kit do mercadolivre está faltando muita coisa, é só processador, placa-mãe e memória, e como já disse, não precisa colocar 16GB de ram, seria jogar dinheiro fora, 8 GB está ótimo.
O mais importante de todas as peças para jogos é a placa de video.
Eu posso te indicar um i7 2600K e uma placa-mãe mais barata, assim vc coloca uma placa de video ainda mais poderosa. Te indiquei o i7 3820 porque é um soquete (placa-mãe) mais moderno, que ficará por alguns anos, para futuros upgrades.
Rodará todos os jogos no máximo.
certo.
é que minha ideia nao eh trocar de maquina tao cedo depois..
entao o melhor custo beneficio que va durar bastante eh o que eu mais gostaria..
placa mae mais barata nao é ruim de fazer upgrade depois?
qual placa de video top vc indicaria? em qual valor aproximadamente?
Tocas as peças que estou te indicando são ótimas e modernas, a placa-mãe que falei que era mais barata não é pior, ela é só de uma tecnologia que já está no mercado ha mais tempo (soquete 1155), é mais nova que aquele primeiro processador que tinha pensado antes, o i7 960.
Essa placa de video que te indiquei é muito top, Radeon HD7970 3GB GDDR5.
Acima dela só a GTX 690, mas o preço é um absurdo, sinceramente acho que não vale a pena, tem que haver um bom senso, tudo que acaba de lançar fica com um valor irreal, logo depois cai, é sempre assim, não dá para acompanhar.
bom pessoal,
segue os orçamentos que eu fiz com uma loja:
1ª configuração:
GABINETE CM 690 II ADVANCED USB 3.0 COOLER MASTER
PLACA MÃE ASUS RAMPAGE IV EXTREME 2011
PROCESSADOR INTEL CORE I7 3820 3.6GHZ
WATER COOLER CORSAIR H60
HD 2TB SEAGATE SATA 3 6.0GBs
KIT 16GB 1600MHZ CORSAIR DDR3 VENGEANCE
GRAVADOR DVD SONY SATA
PLACA DE VIDEO ATI RADEON HD 7970 3GB DDR5 HIS
FONTE CORSAIR AX 850W 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
TECLADO RAZER BLACKWIDOW ULTIMATE
VALOR TOTAL: R$7200,00
2ª configuração:
PLACA MÃE INTEL DX79TO 2011
WATER COOLER CORSAIR H60
HD 1TB SEAGATE SATA 3 6.0GBs 7200RPM
KIT 8GB 1600MHZ CORSAIR DDR3 VENGEANCE
GRAVADOR DVD SONY SATA
PLACA DE VIDEO ATI RADEON HD 7950 3GB DDR5 HIS
FONTE CORSAIR AX 750W 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
TECLADO RAZER BLACK WIDOW ULTIMATE
VALOR TOTAL: R$5880,00
3ª configuração
PLACA MÃE ASUS P8Z77-V PRO 1155
PROCESSADOR INTEL CORE I7 3770K 3.5GHZ BOX
HD 1TB SEAGATE SATA 3 6.0GBs 7200RPM
KIT 8GB 1600MHZ CORSAIR DDR3 VENGEANCE
GRAVADOR DVD SONY SATA
PLACA DE VIDEO ATI RADEON HD 7950 3GB DDR5 HIS
FONTE CORSAIR AX 750W 80 PLUS GOLD PFC ATIVO
TECLADO RAZER BLACK WIDOW ULTIMATE
VALOR TOTAL: R$5720 ,00
gostaria da opiniao de vcs sobre as configurações e os valores...
obrigada!
Olá Samyra, primeiro gostaria de dar um salve à todos do SB, pois faz bastante tempo que não compareço por aqui devido muito trabalho. Bem Samyra para tentar te ajudar, vou descrever uma configuração de um PC que montei esses dias para o meu irmão, estudei bastante as configurações até definir a melhor Opção para o momento e ao mesmo tempo para o futuro. Segue então com as explicações.
MB ASUS p/ Intel P8Z77-V Deluxe LGA 1155
Chipset Z77 da nova linha de processadores Ivy Bridge, suporte às CPUs de 22nm, o primeiro chipset da Intel a suportar nativamente o USB 3.0 e PCI-E 3.0. incrível performance, controles de refrigeração customizáveis e controle remoto das funções Wi-FI
Processador Intel Core i7 3770K 3.5Ghz 8MB LGA1155
terceira geração dos processadores Intel® Core™ i7 oferece desempenho top de linha para a serie.
Memorias CORSAIR VENGEANCE 16GB CL9 1600MHZ DDR3
Apesar de Cas 9 possui baixa voltagem de operação e ótimas para overclok
Fonte Corsair ATX 1200W CMPSU-1200AX
Potencia de sobra e pronto para SLI ou Cross Fire com as placas atuais, e é Full Modular.
Cooler CoolerMaster Hyper V6 RR-V6SV-22PR-R1
Ótima refrigeração, mesmo com overclok ativado segurou bem sem nenhum gargalo.
VGA EVGA GeForce GTX 670 2048MB (2GB) DDR5 PCI-Express
Decidi comprar esta por esta com preço acessível, e por possuir desempenho superior a GTX 580 e muito similar a GTX680, coisa imperceptível. Pretendo adcionar outra igual para SLI que com certeza terá um desempenho igual a GTX 690
HD SSD Kingston 90GB SSDNOW 200 V+, Sata III
Este eu prefiro usar apenas para a Instalação do SO e para melhor desempenho e gerenciamento de dados. Fica uma nave o sistema como este SSD.
HD Western Digital 2000GB WD20EARX Green Power, Sata III 6.0Gb/s, 64MB Buffer
Para instalação de programas e armazenamento de arquivos, eu particularmente prefiro este disco apenas para armazenamento e adcionar outro de 1TB para instalação de programas.
Gabinete NZXT ATX Full-Tower Phantom
Este gabinete é bastante espaçoso e possui um ótimo sistema de refrigeração, também recomendo o Gabinete Cooler Master CM690 II Advanced Nvidia Edition, tenho outro um PC montado nele e possui as mesmas características em termos espaço e refrigeração além de mais barato.
Unidade de DVD-RW Sony
Somente na CPU gastamos 5886,00 fora o monitor e teclado que também compramos:
TECLADO THERMALTAKE SPORTS CHALLENGER PRO - 235,00
TV de LED FULL HD Samsung 24 Polegadas LT24A550 – 599,00
Espero ter ajudado e caso necessite de outras sugestões disponha.
Apenas lembrando, essa foi a configuração que eu e meu irmão montamos para nossa própria tranquilidade em relação UPGRADES, pois ficaremos bastante tempo sem nos preocupar com isso. Até mencionei que nossa intenção é mais tarde acrescentar uma VGA igual para SLI e termos desempenho no vídeo superior as a GTX680 e igualmente melhor que a GTX 690 com preço mais em conta. Mas por enquanto essa placa sozinha esta surrando a GTX 580 com 50% de desempenho e com 41% a mais que 7950. Caso queira algo mais em conta podemos estudar outros meios para seu caso. No momento garanto que o que temos de melhor é isso.
Um abraço e novamente disponha.
eis como ficou a criança:
PLACA MÃE INTEL DX79TO 2011
WATER COOLER CORSAIR H60
HD 1TB SEAGATE SATA 3 7200RPM 64MB
KIT 8GB 1600MHZ CORSAIR VENGEANCE DDR3
GRAVADOR DVD SONY SATA
PLACA DE VIDEO ATI RADEON HD 7970 3GB DDR5 HIS
FONTE 1250W SAPPHIORE REAL 80 PLUS
TECLADO RAZER BLACKWIDOW ULTIMATE
agora gostaria de tirar uma duvida final...
vcs recomendam a utilizacao de um nobreak para esta maquina?
O nobreak é um dispositivo que além de corrigir anomalias da rede elétrica também tem a propriedade de manter o dispositivo sempre com energia, graças a uma bateria interna que ele possui. Se você quer deixar seu computador ligado por longo período (assim como servidores que ficam online 24 horas) é interessante sim um nobreak, caso contrário se você usar por apenas, por exemplo, 2 horas não compensa para um uso doméstico. Vale lembrar que o nobreak se comparado ao estabilizador e filtro de linha é muito mais caro, no uso doméstico e não prolongado não compensa investir nesse equipamento, a menos que não queira ter problemas com distúrbios da rede elétrica.
obrigada pelo retorno sensei.
na realidade ele so fica ligado direto no final de semana..
durante a semana sao 3 a 5h de uso por dia..
é q me falaram q a fonte ja faz o papel de estabilizador e colocar um estabilizador em cima de uma fonte q ja tem esse papel poderia reduzir a performace.
isso confere?
para os componentes q eu listei, qual estabilizador vc me recomendaria?