Sensei Matsumoto 151 articles
Compartilhar Denunciar

Social Bits Recomenda

Artigos Mais Comentados

Qual a diferença de hibernação e modo de espera?

Brasil Bits - Notícias de Tecnologia
  • Publicado por Sensei Matsumoto
  • 28 de fevereiro de 2012 12h19min58s ART
  • 3 comentários
  • 1.511 visualizações

Isso é uma dúvida que várias pessoas têm, ou pior, pensam que é a mesma coisa. Qual a diferença entre hibernação e modo de espera sendo que ambos fazem a máquina economizar energia? Embora tenham o mesmo objetivo o funcionamento é diferente, vamos então descobrir neste artigo como funciona cada um.

 

Primeiramente, vamos entender como surgiu a idéia de economizar energia em computadores. A Energy Star é um padrão internacional para os produtos de consumo energético com eficiência originadas nos Estados Unidos da América. Ele foi criado como um programa de governo americano (Agência de Proteção Ambiental) durante os anos 90 na tentativa de reduzir o consumo de energia e emissão de gases de efeito estufa por usinas de energia. A Austrália, Canadá, Japão, Nova Zelândia, Taiwan e União Européia também adotaram o programa. Dispositivos que levam o logotipo da Energy Star, tais como produtos de informática e periféricos, aparelhos de cozinha, edifícios e outros produtos, geralmente usam 20% à 30% menos energia do que o exigido pelas normas federais. Tal padronização levou os fabricantes de monitores, fontes, placas-mãe, processadores e memória a adaptarem seus produtos para esse nova tendência mundial, o que podemos chamar de "Green computing" ou "Tecnologia da Informação Verde" (TI Green).

 

Voltando ao enfoque do artigo, os computadores desde a época do Pentium 1 tinham propriedades de gerenciar o consumo elétrico, o que poderia ser configurado no Setup da máquina na opção "Power Management". No Windows, este recurso foi adotado a partir do Windows 95 onde é possível fazer com que alguns dispositivos desligassem parcialmente, como por exemplo o monitor. Com o tempo, os recursos de economia de energia ficaram mais eficientes e aprimorados.

Hoje em dia, temos o recurso de entrar em Modo de Espera (ou StandBy ou de Suspensão). Neste modo a máquina é desligada parcialmente (o monitor, a interface de video e o HD) enquanto a memória RAM fica ativa com todo seu conteúdo. A vantagem deste modo é o rápido retorno ao modo normal de trabalho sem a necessidade de realizar um novo boot no Windows, além de economizar energia. A desvantagem é o risco de perder os dados que estão na memória, isso se você trabalhar com um portátil (notebook e netbook), se você deixar em modo de espera e esquecer dele a bateria será totalmente consumida e os dados serão perdidos uma vez que nada foi salvo. Para deixar seu Windows em modo de espera você pode usar a opção "Suspender" que se encontra no Menu Iniciar do Windows.

O modo de Hibernação é um estado de economia de energia projetado principalmente para os portáteis. Enquanto a suspensão coloca seu trabalho e as configurações na memória e usa uma pequena quantidade de energia, a hibernação coloca no disco rígido os documentos e programas abertos e desliga o computador. De todos os estados de economia de energia usados pelo Windows, a hibernação é a que consome menos energia. A grande desvantagem é o fato de ele consumir uma boa parte do espaço livre do seu HD para poder gravar os dados que estavam na RAM e também o seu carregamento para o modo normal é muito mais demorado que o modo de espera.

Social Bits Recomenda

3 comentários
  • Hugo Garcia gostou disso
  • Hugo Garcia
    Hugo Garcia eu tenho uma duvida: se eu sempre deixar o pc em modo de hibernação, ele fica mais lento ou da algum problema? pois com o modo de hibernação ele inicia 5x mais rapido
    28 de fevereiro de 2012
  • Sensei Matsumoto
    Sensei Matsumoto Acho que você falou ao contrário, o modo em espera é praticamente instantâneo ao voltar, já o hibernação demora mais porque ele tem que carregar todo conteúdo que está no arquivo hiberfil.sys, em compensação você tem todos os dados de volta, já o modo em ...  mais
    1 de março de 2012
  • Hugo Garcia
    Hugo Garcia Não não. Vc está certo mas eu gosto de desligar o pc para aumentar a vida util das peças, por isso usava o modo de hibernação. Hoje meu pc tem + de 50 programas (+ ou -) e demora uns 3 a 4 minutos para eu poder entrar na internet!
    1 de março de 2012

Comentar pelo Facebook

Artigos Relacionados

Artigos Recentes